6 dicas para lavar sua bike em casa!

Você pode não perceber, mas toda vez que você pedala, sua bike acumula sujeira! Apesar de sempre recomendarmos uma limpeza feita por profissionais, você também pode lavar sua bicicleta em casa!

Com o tempo, a sujeira acumulada nas peças, principalmente os câmbios, corrente e cassete, prejudica o funcionamento, por isso, vamos dar algumas dicas de como você pode manter sua bike limpa e pronta para o pedal.

Essas dicas vão servir para uma limpeza externa básica, dependendo do nível de sujeira da bicicleta, talvez seja necessário abrir componentes internos e, nesses casos sempre é recomendado levar a bike para uma oficina profissional.

DICAS PARA MANTER SUA BIKE LIMPA E FUNCIONANDO!

1 – Escolha o local ideal.

Lavar uma bicicleta é uma tarefa que suja bastante, você vai usar muita água e produtos de limpeza, então escolha um local como uma garagem, quintal, jardim, ou até mesmo a varanda de um apartamento!

O espaço também é importante, você vai andar muito em volta da bike para poder lavar tudo, para que a situação não fique apertada, escolha um local onde você possa se movimentar em volta da bicicleta!

2 – Produtos e materiais.

Para fazer uma lavagem simples, você vai precisar de alguns materiais que geralmente todos temos em casa. Existem alguns produtos que são próprios para lavagem, como os desengraxantes, que limpam sem agredir os componentes ou a pintura do quadro, confira com a gente alguns dos produtos que todos temos em casa e serão necessários!


· Panos macios, de preferência os de algodão, para não riscarem seu quadro;

· Uma mangueira ou um balde de água;

· Desengraxantes, como Muc-Off, Bicipró etc.;

· Detergente neutro;

· Escova de dentes;

· Escova de limpeza comum;

· Bucha de lavar louça.

O principal produto aqui é o desengraxante, caso você não tenha, ele pode ser substituído por detergente neutro, porém será necessário mais esforço na hora de esfregar!

3 – Alguns cuidados!

Algumas partes da bike são sensíveis ao desengraxante e à gordura, então antes de botar a mão na massa é muito importante que você retire as pastilhas de freio, elas são como esponjas, caso a sujeira ou oleosidade da bicicleta escorra para elas, a chance de você estragá-las é altíssima.

E devemos também tomar cuidado para o desengraxante não penetrar em locais indesejados, como os cubos, movimento central e cassete!

4 - Começando a lavagem.

Com tudo em mãos e bem organizado para agilizar o processo, vamos começar!


Você deve iniciar pelo mais simples, enxaguar toda a bike, use preferencialmente uma mangueira com pressão baixa, ou um balde com uma esponja, apenas molhando toda a bicicleta.



Isso vai fazer com que toda a poeira e sujeira escorra do quadro e suspensão, evitando que você risque a pintura ou verniz quando for usar a bucha (SEMPRE USE O LADO AMARELO).

Cuidado ao usar a mangueira, pois uma pressão mais alta em componentes como o cassete, cubos e movimento central, pode causar uma infiltração dentro das peças, fazendo com que a graxa ou possível sujeira que esteja nesses componentes, se diluam e estraguem toda a lubrificação interna.

5 - Lavando a relação!

Depois de lavar as partes maiores, como quadro e suspensão, chegamos aos componentes mais importantes.

Os câmbios, pinças de freio, cassete e coroa são componentes que exigem mais cuidado, então, prepare a escova de dentes e o desengraxante! Estas partes são as que mais acumulam poeira e sujeira e, como estão misturados ao lubrificante, formam aquela graxa grossa.


Para esta tarefa aplique o desengraxante em toda a relação e espere alguns minutos para ele agir, eles penetram em toda a sujeira deixando-a mais solta e liquida, facilitando o trabalho para sua escova de dentes!


Esfregue bem, até que toda a sujeira seja retirada, atente-se às roldanas do câmbio traseiro e o vão entre as engrenagens do cassete.

Repita o processo nas pinças de freio, sem as pastilhas! Caso sua bike utilize freios hidráulicos, não aperte os manetes sem a roda no lugar em hipótese alguma!


Finalize repetindo o processo com detergente neutro, ele vai garantir que nenhuma gordura sobre nos componentes.

A corrente pode ser esfregada com o desengraxante e depois o detergente neutro, para tirar toda a gordura, esfregue bem com uma escova e depois abrace-a na bucha com o lado verde, e passa diversas vezes na corrente com bastante espuma! Seque-a depois da limpeza, pois ela enferruja muito rápido!

6 – Rodas, pneus e discos.

Tanto o desengraxante quanto o detergente servem para lavar os pneus, a forma mais fácil é apoiá-lo no chão e esfregar, utilize a escova comum de limpeza, por ser maior e mais dura, e esfregue toda a volta do pneu, antes de tirar a espuma, esfregue a outra roda também, assim o produto tem mais tempo para amolecer toda a sujeira!


Após enxaguar os pneus, é a vez dos discos, caso você utilize este tipo de freio, mas cuidado, pois não pode haver absolutamente nenhuma gordura nos discos, portanto, esfregue bem com detergente neutro e uma bucha limpa com o lado verde! Depois seque muito bem com um pano seco e limpo.

Após tudo isso, parabéns! Sua bike está limpinha! Agora é só montar tudo e pedalar! Lembre-se de que, caso você perceba uma sensação áspera no pedivela, caixa de direção ou cassete, leve sua bike à uma oficina profissional, para uma limpeza interna segura.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo